Centro Cultural Raul Cortez recebe exposição ‘Molhados e Salgados’, do MACM

Pelo primeiro ano, o carnaval de Mongaguá contou com o desfile do bloco ‘Molhados e Salgados’, do Movimento Artístico e Cultural de Mongaguá (MACM). E, para valorizar ainda mais o feito, os frutos de parte da iniciativa estão expostos no Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3.465, Vera Cruz), de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h. A exposição seguirá até 03 de abril e tem entrada gratuita.

A ideia da exposição surgiu logo após o término do desfile do MACM no Carnaval 2025. Confira, abaixo, algumas músicas que foram tema do desfile do grupo: 

 ‘Princesinha Mongaguá’
Composição: Juçara Consuelo
Intérpretes: Juçara Consuelo e Douglas Souza  

‘Carnaval, Cultura e Luta’
Composição: Helinho Guadalupe 
Intérprete: Marlene Mendes

‘LGBTQIAPN+’
Composição: Rosana Star e Ney Otaviani
Intérpretes: Rosana Star e Ney Otaviani

Os músicos que estiveram com o bloco foram Helinho Guadalupe, no cavaquinho; Bateria ‘Vai Quem Quer’; e Mestre Renatinho.

Já os figurinos e adereços são oriundos de reaproveitamento de material reciclável, e foram produzidos em mutirões organizados pelo MACM, com direção de arte de Edy Zerbeto e participação de Rosanne Official, Hélio Zerbeto, Paulo Vereda, Henrique Decreci, Márcia Bijux, Newton Oliveira, Eliana Aparecida, Mirella Marr, Angelica Aquino, Criis Almeida, Suzan Danner e Suellen Oliveira.

A produção e coordenação ficou por conta da Diretoria MACM 2025: Criis Almeida, Rodrigo Alves, Vanessa Almeida, Cininha de Oliveira e Kleyton Sartori.

 

(Fotos: Rafael Correia)